terça-feira, 15 de setembro de 2015

Receita revolucionária do dia: Coxinha de Brigadeiro

Assim como a maioria dos brasileiros, Kadu Barros é apaixonado por brigadeiros. Nascido em Vargem Grande do Sul, o chef de cozinha transformou seu apreço pelo doce em diversas receitas diferentes. O paulista criou uma “coxinha” de brigadeiro, que tem o formato do salgado com um morango inteiro como recheio.

Kadu contou que a ideia para invenção veio a partir de um pedido de sobremesa feito por seu irmão, após um almoço. Ele disse que os dois elementos da receita estão sempre presentes nas festas de família. “Brigadeiro e coxinha não pode faltar”, afirmou. A criatividade ajudou e o chef logo teve a ideia de unir as duas guloseimas em uma só. “Já existia brigadeiro de morango, mas não em formato de coxinha”, acrescentou. O paulista ressaltou que o ideal é que as frutas utilizadas no preparo sejam grandes. “A intenção é que a pessoa olhe para o brigadeiro e lembre da coxinha”, explicou.


Fã do doce, o chef comentou sobre a moda dos brigadeiros gourmets no Brasil. “O brigadeiro ficou muito esquecido com a chegada de outros doces ao País, como os macarrons. Aí os chefs começaram a inovar e essas invenções com brigadeiros viraram uma febre”, disse. Kadu afirmou que usa alguns ingredientes como sal e creme de leite para não deixar o sabor da sobremesa “enjoativo”, mas lamentou o excesso de mudanças feitas por alguns colegas de profissão. “Tem brigadeiro que começa a parecer trufa. Assim ele perde a essência.”, opinou.

Confira cinco receitas de brigadeiro do chef Kadu Barros:

Coxinha de Brigadeiro:

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
Chocolate em pó (de 3 a 4 colheres)
Morangos
Granulados

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Leve ao forno por 35 minutos. Retire e coloque para gelar. Lave os morangos e seque.Pegue o brigadeiro da geladeira, passe a manteiga na mão e faça bolinhas com ele. Depois, abra as bolinhas na palma da mão e coloque os morangos nelas. Enrole-as em formato de coxinha e passe-as no granulado.

Brigadeiro branco com uva:

Ingredientes:
3 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pitada de sal
100 gramas de chocolate branco
1 colher de manteiga

Modo de preparo:
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo por, aproximadamente, 40 minutos, ou até que esteja bem firme. Retire da panela e leve para gelar por duas horas. Pegue as uvas verdes sem sementes, lave uma por uma e, com a ajuda de uma toalha de papel, seque uma por uma.Passe manteiga na mão. Com uma colher de chá, pegue o brigadeiro branco, abra na palma da mão e coloque a uva. Enrole o brigadeiro sobre a uva e deixe em forma de bolinha. Passe o açúcar refinado e leve para gelar por 30 minutos.

Brigadeiro de churros


Ingredientes:
3 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pitada de sal
100 gramas de chocolate branco
1 colher de manteiga

Modo de preparo:
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo por, aproximadamente, 40 minutos, ou até que esteja bem firme. Retire da panela e leve para gelar por duas horas. Congele o doce de leite. Passe manteiga na mão. Com uma colher de chá, pegue o brigadeiro branco, abra na palma da mão e coloque o doce de leite. Enrole o brigadeiro sobre o doce de leite e deixe em forma de bolinha. Passe o açúcar refinado com canela e sirva.

Brigadeiro de morango com creme de avelã

Ingredientes:
3 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pitada de sal
100 gramas de chocolate branco
1 colher de manteiga
3 colheres de leite em pó sabor morango

Modo de preparo:
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo por, aproximadamente, 40 minutos, ou até que esteja bem firme. Retire da panela e leve para gelar por duas horas. Deixe o creme de avelã gelando por quatro horas na geladeira, para ganhar consistência.Passe manteiga na mão. Com uma colher de chá, pegue o brigadeiro, abra na palma da mão e coloque o creme de avelã. Enrole o brigadeiro sobre o creme de avelã e deixe em forma de bolinha. Passe o açúcar refinado, ou granulado, e leve para gelar por 30 minutos.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário