quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quantidades, opções e tudo que você precisa saber antes de encomendar os doces da sua festa


Não importa se você vai comemorar seus 15 anos com uma festa luxuosa ou com uma pequena recepção para a família. Os doces (hmmm!) são parte importante da festa e merecem atenção especial durante o planejamento. Para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas, montamos um guia com dicas de especialistas no assunto. Confira:
O que comprar?
Brigadeiro, beijinho, bicho de pé e copinhos de chocolate recheados são sempre os mais consumidos. Já as opções não tão tradicionais, como as que levam cream cheese na receita, são as que menos saem da mesa de doces. Pense nisso na hora de encomendar e priorize as versões mais famosas.
Inovar no cardápio sempre é muito legal, mas o brigadeiro, queridinho nacional, não pode ficar de fora, né? “O brigadeiro não pode faltar, tanto em sua forma tradicional como em suas variações. Vale investir nos copinhos, em minitortinhas, em versões gourmet - enrolados em chocolate ao leite, coco queimado, castanhas – e até mesmo em brigadeiros saborizados, como o de capim santo”, aconselha Luana Costa, chocolatier do Atelier ChocoGula de Chocolates Artesanais.
A expert aconselha que você escolha alguns doces cítricos, à base de limão ou de maracujá, para servir como contraponto ao chocolate. Doces com pedaços de fruta, especialmente morango e uva, também fazem sucesso.
Como calcular a quantidade?

Há um fato que você não deve ignorar: toda festa exige um cálculo cuidadoso da quantidade de comida. E os doces precisam estar no planejamento. Luana Costa dá a dica: “o ideal é calcular entre cinco e sete unidades para cada adulto e de três a cinco docinhos por criança.”

Bem vividos
Se você está pensando em encomendar bem vividos, é importante se lembrar de que raramente os convidados levam apenas um para casa – quem nunca encheu a bolsa no fim da festa? Hahaha.
“Tanto para lembrancinha quanto para o cardápio de doces, é melhor calcular entre dois e três bem vividos por convidado”, explica o chocolatier Luis Gustavo da Silva.
Exagerei. E agora?
Na dúvida, não tenha medo de seguir a regra do “é melhor sobrar do que faltar” e sempre encomende um pouco a mais. “A maioria dos doces pode ser congelada sem perder a validade. Basta seguir algumas dicas. Na hora do congelamento, não deixe que os docinhos encostem uns nos outros e lembre-se de cobrir tudo com plástico depois de 30 minutos no congelador. Os doces terão uma durabilidade de até três meses”, explica o chocolatier Luis Gustavo da Silva.
Para consumir novamente, é só retirar do congelador e colocar na prateleira mais baixa da geladeira até voltar ao ponto normal.
Que doce não pode faltar em uma festa de 15 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário